ATL dá posse ao escritor angolano John Bella

 

Foi com muito prazer que a Academia Taubateana de Letras, ATL, no dia 21 de setembro, às 17h30min, na sede da entidade, deu posse ao escritor angolano, Jorge Marques Bela (John Bella), como Membro Correspondente da ATL.

Segundo o Estatuto e o Regimento que regem a entidade, só podem ser Membros Correspondentes da Academia  pessoas de reconhecido mérito cultural, que residam fora do município de Taubaté.

Ao empossar um novo Acadêmico, a ATL espera contar de maneira efetiva com as suas experiências e com os seus conhecimentos como literato em prol das Letras, almejando, como os colegas acadêmicos, resgatar a cultura, consolidando-a, legando-a às gerações vindouras, com o intuito de preservar a memória intelectual de sua gente,  reescrevendo a história dos grandes escritores e, ao mesmo tempo,   apoiando o fazer literário, nas suas pluralidades de aspectos.  

Com a presença de Acadêmicos e convidados, a Presidente, Regina Célia Pinheiro da Silva, entregou-lhe o Diploma, outorgando-lhe o Título de Membro Correspondente.  Recebeu, também, o bóton representativo da ATL, o CD com o Hino da ATL e várias coletâneas. Em seguida, foi servido um coquetel, regado de muita prosa e troca de experiências. À seleta plateia presente, no evento, foi dedicado esse inusitado e memorável acontecimento.

Espera-se que, com a eleição de novos acadêmicos, a instituição renove-se, cada vez mais, tornando-se mais atuante, mais dinâmica e mais profícua, predominando com hegemonia na nossa cidade.

Biografia do novo Membro Acadêmico Correspondente:

John Bella, nome literário de Jorge Marques Bela, nasceu e cresceu no antigo museke Mota, Bairro Sambizanga, em Luanda, Capital de Angola. Sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos e Secretário-Geral-Adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).  Professor Pré-Universitário, em Luanda, tendo iniciado a carreira docente em 1988. Iniciou os seus escritos  literários aos 12 anos. Ingressou, em 1984, na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), conjuntamente com outros jovens que, desde muito cedo, interessaram-se pelo Movimento Literário e Estético Nacional. Em 1987, frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, ministrado pelas Doutoras Tânia Macedo e Rita Chaves, ambas docentes da Universidade Federal de S. Paulo (Brasil). Em 1988, concluiu o Curso de Agente de Sensibilização e Protecção do Património Cultural, em Luanda, instituído pelo Instituto Nacional do Património Cultural.

É autor de várias obras: livro de poemas intitulado "Água da Vida (1995), com esta obra, em 1996, foi eleito "Escritor do Ano em Angola" tendo sido agraciado com o "Prémio Galax"; "Panelas Cozinharam Madrugadas"(2001); a primeira edição do livro infantil "A Canção Mágica"; o livro "Cântico Romântico (à Paz)(2003) ; "A Lenda do Gato e o Rato"(2006);"A Esperteza dos Animais"(2007);"As Orelhas do Coelho Hélio"(2007); "Nzamba - O Rei Sou Eu!(2008)"; "Estes Dois são Cão e Gato.”(2010).

Em 2011, publicou "Os Primeiros Passos da Rainha Njinga"- Romance e no ano a seguir "O Regresso da Rainha Njinga", outro Romance. Com este livro, John Bella foi distinguido com o Diploma de "Personalidade de Importância Cultural", em julho de 2014, pela União Baiana de Escritores (UBESC), em cerimónia decorrida na "Casa de Cultura de Angola", com sede em Salvador da Bahia (Brasil). 

O último livro publicado, em 2011, foi "As Lágrimas do Rei-Sol"- Infantil e em 2015 o livro de poemas intitulado “Embebedaram a Chuva.”

Como poeta e declamador, seus poemas têm sido divulgados em jornais, programas televisivos, rádios, revistas, levados em cenas teatrais e musicados em letra de canção, bem como tem melodias gravadas em sua voz, nos estúdios da Rádio Nacional de Angola (RNA). Tem proferido palestras sobre literatura, arte e cultura, em Luanda, onde reside, noutros pontos de Angola, incluindo eventos no estrangeiro.

Deputado à Assembleia Nacional Angolana pela bancada parlamentar do MPLA, na Segunda Legislatura.Investido neste cargo, conjuntamente com outros magistrados, aos 21 de janeiro de 2010, o autor fez parte dos legisladores que assinaram a nova constituição do país, que vigora como Carta Magna de Angola.

Atualmente, desempenha funções como Director de Cultura e Turismo na Administração Municipal de Talatona.

 

Seguramente, a biografia nos demonstrou o quanto John Bella é magnífico, além de ser detentor de uma vasta cultura e saber, encerra, dentro de si, infinitas capacidades  que farão diferença na nossa Academia.

Desejamos ao novo Acadêmico, John Bella, em nome dos egrégios colegas, muito sucesso e muita inspiração! E é um privilégio tê-lo entre nós, brasileiros!

 

 

Autora - Acadêmica Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto